Ads 468x60px

Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Núncio apostólico foi a Fátima acender velas da campanha «10 Milhões de Estrelas» da Cáritas

O representante diplomático do Vaticano em Portugal acendeu este domingo as velas da campanha solidária “10 Milhões de Estrelas”, da Cáritas Portuguesa, no final da missa a que presidiu no Santuário de Fátima.
O arcebispo italiano D. Rino Passigato alumiou uma vela no círio pascal da Basílica da Santíssima Trindade, distribuindo a luz pelas velas de representantes da Cáritas presentes na celebração, que as levaram para as suas dioceses, revela o site do santuário da Cova da Iria.
“Assim como milhões de pequenas velas acesas, somando-se umas às outras, produzem uma grande luz capaz de iluminar um grande espaço, do mesmo modo a fé de muitos, vivida e testemunhada em conjunto, irradia uma grande luz, a luz que é o próprio Cristo, a luz do mundo”, disse o núncio apostólico na homilia.
De acordo com o Santuário de Fátima, mais de seis mil peregrinos testemunharam a distribuição das velas referente à 10.ª edição da iniciativa “10 milhões de Estrelas, um gesto pela Paz”, que em 2012 visa angariar fundos a serem distribuídos pelas Cáritas diocesanas (65%) e para um projeto de promoção da família na Amazónia, Brasil.
A celebração da missa integrou o programa do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, realizado em Fátima entre sexta-feira e domingo.
Na reunião o Núcleo de Observação Social da instituição católica de solidariedade “apresentou a proposta de aumentar em 20 por cento os postos de recolha de dados o que significa um aumento de 15 paróquias em todo o país”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A assembleia tomou conhecimento das “linhas de orientação para o reforço do trabalho em rede”, visando a “disseminação de conhecimentos e de boas práticas” e a “rentabilização, otimização e economia de recursos”.
“Foram definidos três eixos de orientação: Identidade (consolidação da Cáritas em Portugal); Proximidade (o agir nas comunidades) e Partilha (reforço da relação entre ‘Identidade’ e ‘Proximidade’)”, aponta o documento.
A agenda incluiu a apresentação de uma proposta de formação à distância para a integração de novos dirigentes e técnicos da Cáritas, bem como dos documentos finais dos Grupos de Interajuda Social, equipas de apoio a desempregados que estão a ser implementados nas dioceses.
No âmbito do projeto ‘Estratégia para a promoção do Emprego e a Dinamização do Desenvolvimento Local enquanto esteiros da Inclusão Social’ foram expostas as ideias que têm sido executadas “com sucesso” em Portugal e no estrangeiro.
“Este ‘diagnóstico’ serve de guia para a definição de linhas de ação, para posterior implementação, que se espera possam contribuir para potenciar a empregabilidade e o desenvolvimento local de base social, enquanto caminhos para a inclusão social”, explica o comunicado.
nota anuncia também que a Semana Nacional Cáritas, marcada para março de 2013, tem como lema “Fé comprometida Cidadania Ativa”.
RJM

Agência Ecclesia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...