Ads 468x60px

Pages

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Festival de Orquídeas ganha novo espaço em Fortaleza


Type the title here


Festival de Orquídeas
 
O FestOrquídeas – Festival de Orquídeas de Fortaleza tem novo cenário este ano. Para aproximar ainda mais o público da natureza, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro, na Casa de José de Alencar (Avenida Washington Soares, nº 6055), equipamento cultural mantido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no antigo sítio Alagadiço Novo. A Casa é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
 
Para visitar a exposição e participar das palestras e oficinas, o público tem acesso gratuito. A organização pede apenas que os participantes doem 1 kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó. Os produtos serão entregues ao Instituto Cristo Rei, orfanato que abriga 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na sexta-feira (23), a visitação pública será das 14h às 18h. No sábado (24) das 8h às 18h e no domingo (25) das 8h às 17h.
 
O festival é promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) com o objetivo de disseminar o cultivo de orquídeas e alertar o público para a necessidade de preservação dos ambientes que abrigam esse patrimônio natural. Nesse sentido, no festival é proibida a exibição e comercialização de qualquer planta coletada na natureza. A ACEO aproveitará o evento para divulgar campanha contra a compra de orquídeas retiradas do mato. As flores em exposição concorrem a premiações em sete categorias. Uma delas, os jurados serão os visitantes.
 
Nas palestras e oficinas, o público ficará informado sobre o cultivo dessas flores que se apresentam nas mais diferentes formas e tamanhos. Poderá ainda adquiri-las. No local também haverá a venda de espécies cultivadas no orquidário "Flores do Lago", de Minas Gerais, além de outras plantas e insumos.
 
Para quem acha difícil cultivar orquídeas, o jornalista e orquidófilo Italo Gurgel esclarece: “As orquídeas são plantas rústicas e, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é bem fácil cultivá-las. Não há nada no nosso clima, por exemplo, que possa impedir o sucesso de um orquidário no Ceará. A maioria dessas flores se adapta a quaisquer ambientes, podendo ser cultivadas até mesmo em apartamentos. Não é nada sofisticado ou oneroso. É coisa para gente que, simplesmente, ama a natureza, em especial as plantas floríferas”.
 
Programação
 
  • Sexta–feira (23)
8h às 12h – Recebimento das plantas
12h às 14h – Julgamento
14h às 18h – Visitação
 
  • Sábado (24)
8h às 18h – Visitação
10h – Palestra seguida de oficina: “O cultivo de orquídeas” (Hugo Leite Albuquerque, da Associação Paraibana de Orquidófilos-APO)
15h – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel, da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO)
16h – Palestra: “Orquídeas do Nordeste” (Dr. Roberto Guerra, da Associação Orquidófila do Rio Grande do Norte-SORN)
 
  • Domingo (25)
8h às 17h – Visitação
10h – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva, da SORN e do Círculo Potiguar de Orquidofilia-CPO)
17h às 18h – Retirada das plantas
 
Com informações da assessoria de imprensa do evento. Contato: AD2M Engenharia de Comunicação – (fone: 85 3258 1001).
 
Boa Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...