Ads 468x60px

Pages

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bento XVI desafia jovens a serem portadores da esperança de Deus


Bento XVI desafiou hoje os jovens a participarem no esforço evangelizador da Igreja Católica e a serem portadores da esperança de Deus junto dos colegas e no meio das “dificuldades do mundo contemporâneo”.
Na sua mensagem para a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), divulgada pelo serviço informativo da Santa Sé, o Papa sublinhou que atualmente “não poucos jovens duvidam profundamente que a vida seja um bem, e não veem com clareza o próprio caminho”.
“A luz da fé ilumina esta escuridão, fazendo compreender que toda a existência tem um valor inestimável, porque é fruto de Deus”, salientou Bento XVI, que chama a atenção para as possibilidades de testemunho abertas pelos “novos meios de comunicação”, como o facebook e o twitter.
Cabe “aos jovens, que se encontram quase espontaneamente em sintonia” com aquelas ferramentas, “a evangelização deste continente digital”, sustentou o Papa, reforçando um repto que já havia deixado em 2009, durante a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Sobre este ponto, Bento XVI alertou os jovens para a importância de usarem “com sabedoria” o meio digital, “levando em conta também os perigos que ele traz consigo, particularmente o risco da dependência, de confundir o mundo real com o virtual, de substituir o encontro e o diálogo direto com as pessoas por contatos na rede”.
“O progresso técnico deu oportunidades inéditas de interação entre os homens e entre os povos, mas a globalização destas relações só será positiva e fará crescer o mundo em humanidade se estiver fundada não sobre o materialismo mas sobre o amor, a única realidade capaz de encher o coração de cada um e unir as pessoas”, destacou.
O Papa exortou ainda os mais novos a “não terem medo de testemunhar a fé” também nas ocasiões em que se encontram com jovens de outras regiões ou países.
“Hoje são sempre mais numerosos os jovens que viajam, seja por motivos de estudo ou de trabalho, seja por diversão, razões económicas ou sociais. Também estes fenómenos podem se tornar ocasiões providenciais para a difusão do Evangelho”, constatou.
A 28ª Jornada Mundial da Juventude, que se realiza no Rio de Janeiro (Brasil) em julho de 2013, vai ter como tema “Ide e fazei discípulos entre as nações”.
Bento XVI espera que a iniciativa permita aos jovens crescerem em conjunto na adesão à “grande exortação missionária que Cristo deixou para toda a Igreja e que permanece atual dois mil anos depois”.
“Que nada – nem as dificuldades, nem as incompreensões – vos faça renunciar a levar o Evangelho de Cristo aos lugares onde vos encontrais: cada um de vós é precioso no grande mosaico da evangelização!”, escreveu o Papa.
JCP
Agência Ecclesia

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...