Ads 468x60px

Pages

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Artista de 80 anos apresenta arte em miniatura


Olhar o presépio através da escultura de pequena dimensão e da pintura. É esta a proposta de Herculano Elias, artista plástico, que até dia seis de janeiro tem patente, no Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata, em  Fátima, uma exposição temporária, com o tema 'Natividade'. Na inauguração da mostra, o artista caldense, de 80 anos, falou do trabalho minucioso e delicado a que se dedica desde a infância.


Para trabalhar com esta dimensão «é preciso ter-se vista», advertiu Herculano Elias, admitindo que ter uma boa visão é uma «felicidade» e um sentido sem o qual «não» conseguiria trabalhar. «Eu tenho 80 anos e tenho vista. Não uso óculos. O criador fez-me essa benesse, deixou-me exatamente com vista para poder trabalhar», referiu.


Em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA, o artista lamentou a forma como a cultura é apoiada em Portugal. «Nós neste momento estamos com a nossa cultura por baixo», disse. Aos jovens estudantes que pretendem enveredar pelo caminho das artes, Herculano Elias deixou o alerta: «têm que ter uma subsistência, para conseguirem resistir». 


«Não se pode fazer arte sem ter primeiro o pão para a boca», avisou. Para o artista, aqueles que seguem o caminho das artes devem ter, ao mesmo tempo, uma «ocupação» que permita a sua alimentação. «Sem isso não aconselho. Porque só a fazer arte, neste momento, não é possível sobreviver», explicou.

Fátima Missionária

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...