Ads 468x60px

Pages

domingo, 21 de outubro de 2012

"Santos são os mais importantes evangelizadores", diz Dom Odilo


Da Redação, com Rádio Vaticano


Arquivo
'Tantas pessoas querem se aproximar do santo para também terem esse acesso ao mistério da fé, o mistério de Deus', disse Dom Odilo
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, comentou a Santa Missa presidida pelo Papa Bento XVI neste domingo, 21, durante a qual foram canonizados sete beatos. Presente em Roma para o Sínodo dos Bispos, o cardeal destacou que os santos são os mais importantes evangelizadores.

Acesse
.: Homilia do Papa: canonização de sete beatos da Igreja - 21/10/2012


Dom Odilo caracterizou como sintomática a escolha do Papa em fazer estas canonizações durante o Sínodo para a Nova Evangelização e também no início do Ano da Fé. Para Dom Odilo, isso indica, primeiramente, que a fé é um caminho de santidade quando bem acolhida e vivida. Ele também destacou que a fé, em última análise, é expressão da união com Deus.

“Portanto, no início do Ano da Fé, colocar novos santos diante de nós é muito significativo, indicativo para aquilo que deve ser a vivência da fé. E a proclamação desses santos durante o Sínodo sobre a nova evangelização para a transmissão da fé, indica várias coisas”.

Uma dessas indicações é que são santos missionários ou que viveram em situações missionárias. “Isso nos lembra sempre de novo que a evangelização ao longo da história foi promovida pelos missionários e tantos que fundaram iniciativas missionárias, que promoveram a evangelização ou nova evangelização ad gentes, ou seja, no meio do que ainda não tinham recebido o anúncio”.

O cardeal destacou que isso também lembra que os santos são os mais importantes evangelizadores, uma vez que, além do testemunho de vida deles, da pessoa deles como pessoas de Deus, eles também atraíram muitas pessoas para Deus.

“E tantas pessoas querem se aproximar do santo para também terem esse acesso ao mistério da fé, o mistério de Deus. Portanto, também isso nos é recordado no Sínodo, que a santidade é evangelizadora, os santos são os grandes evangelizadores. E a Igreja precisa olhar de novo para o exemplo, a vida e a ação dos santos para deles aprender a fazer também a nova evangelização em tempos novos, em contextos mudados, difíceis, desafiadores, mas não há nada que resista à beleza, à transparência de uma pessoa santa, da santidade de vida que tenha assim um grande contato, experiência de Deus”, finalizou o Cardeal. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...