Ads 468x60px

Pages

sábado, 27 de outubro de 2012

O VERDADEIRO DISCÍPULO


Comentário do Evangelho (Mc 10, 46-52) do 30º Domingo do Tempo Comum

O homem rico que vai embora triste representa, no evangelho, as pessoas incapazes de abandonar as riquezas para seguir Jesus. O cego Bartimeu, ao invés, é o modelo do autêntico discípulo de Jesus. De fato, ele percorre um processo, verdadeiro caminho de fé: sua vida de mendigo é completamente transformada pelo encontro com Jesus, a quem ele começa a seguir. Antes, “à beira do caminho”, dependente das esmolas. Depois do encontro com Jesus, passa a ser sujeito da própria história, seguindo o Mestre “no caminho” da entrega da vida em Jerusalém.

Diferente do homem rico que se mostrou incapaz de vender tudo e dar aos pobres para seguir Jesus, Bartimeu abandona sua única posse: o manto, do qual dependeria para recolher as esmolas. E, enquanto, o homem rico queria garantir a vida eterna, Bartimeu deseja apenas ver, indicando-nos o essencial de nossa vida de discípulos, chamados a fazer como ele um caminho de fé.

A pergunta de Jesus a Bartimeu se repete a nós hoje: O que queremos que Jesus nos faça, a nós que também precisamos crescer no entendimento da missão do Mestre e na vivência de sua palavra?
Estar no caminho com Jesus exige de nós a mesma atitude de Bartimeu. Sem o olhar da fé, os nossos passos se perdem por estradas mais cômodas, que podem levar ao bem-estar pessoal, mas não à doação da vida até as últimas consequências. No encontro com Jesus, continuemos suplicando sua misericórdia, para que nossos olhos continuem se abrindo ao seu projeto. Há sempre um manto a abandonar, coisas velhas a deixar de lado, para abraçar a novidade de Deus em nossa vida.

Enxergar é saber-se necessitado da misericórdia de Deus e ser sujeito da própria história – para ver e ouvir aqueles que ainda hoje, à beira da estrada, querem sentir que Deus é misericordioso mediante nossa misericórdia.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...