Ads 468x60px

Pages

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bento XVI reflete questões sobre a natureza da fé


Jéssica Marçal
Da Redação


Arquivo
'No nosso tempo é necessária uma renovada educação para a fé', disse o Papa Bento XVI na catequese desta quarta-feira, 24
Nesta quarta-feira, 24, o Papa Bento XVI deu continuidade ao ciclo de catequeses dedicado ao Ano da Fé. Reunido com os fiéis na Praça São Pedro, Bento XVI centralizou sua meditação sobre a natureza da fé.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI - A natureza da fé - 24/10/2012


O Pontífice lembrou que, junto aos sinais do bem, surge ao redor dos fiéis um certo “deserto espiritual”. Diante de certos acontecimentos dos dias de hoje, às vezes se tem a sensação de que o mundo não caminha rumo à construção de uma sociedade mais fraterna e mais humana.

“De fato, no nosso tempo é necessária uma renovada educação para a fé, que inclua um certo conhecimento das suas verdades e dos eventos da salvação, mas que sobretudo nasça de um verdadeiro encontro com Deus em Jesus Cristo, de amá-lo, de confiar Nele, de modo que toda a vida seja envolvida”.

E com relação ao saber científico, Bento XVI reconheceu que este é importante, mas sozinho não basta, tendo em vista que o homem não precisa só do pão material, mas também de amor, de esperança, de um terreno sólido que ajude a viver as situações de crise do cotidiano.

“A fé nos dá propriamente isto: é um confiante confiar em um “Tu”, que é Deus, o qual me dá uma certeza diversa, mas não menos sólida daquela que me vem do cálculo exato ou da ciência. A fé não é um simples consentimento intelectual do homem e da verdade particular sobre Deus; é um ato com o qual confio livremente em um Deus que é Pai e me ama”, disse.

O Papa também lembrou que muitas pessoas permanecem indiferentes ou recusam-se a acolher este anúncio da fé. Mas nessas situações, segundo o Pontífice, a ação do Espírito Santo deve sempre impulsionar a anunciar o Evangelho, de forma que a recusa não pode desencorajar os cristãos.

“(...) a nossa fé, mesmo nas nossas limitações, mostra que existe a terra boa, onde a semente da Palavra de Deus produz frutos abundantes de justiça, de paz e de amor, de nova humanidade, de salvação. E toda a história da Igreja, com todos os problemas, demonstra também que existe a terra boa, existe a semente boa, e dá fruto”.

Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...